Brasileira reutiliza sacos de cimento para criar vestidos de noiva

Por: Biah Percinoto

Somando talento a uma invejável consciência ecológica, Iáskara Isadora é uma jovem designer de moda que transforma sacos de cimento em belíssimos vestidos de noiva.

Foto: Nilson Domingos

Totalmente artesanal, a técnica utilizada pela mineira de apenas 26 anos é muito semelhante com o processo  desenvolvido pelo artista plástico, também brasileiro, ilal Sami Hilal, que reutiliza materiais recicláveis para criar tecido.

Detalhe do vestido feito com tecido de saco de cimento. Foto: Nilson Domingos

Dentre as etapas utilizadas na construção de seus vestido estão: 1. higienização do material; 2. transformação dos sacos sólidos em pasta, por meio de um liquidificador industrial; 3. acréscimo de fibras de bananeira descoloridas e tingidas naturalmente.

Para o CicloVivo, Iáskara conta que sempre quis unir sustentabilidade a moda. Sua primeira coleção ambientalmente correta fora desenvolvida para seu Trabalho de Conclusão de Curso, enquanto cursava Design de Moda na Universidade Federal de Minas Gerais.“Desde que ingressei na graduação desenvolvo pesquisas relacionadas à introdução da sustentabilidade na moda. Desta forma, utilizo os meus conhecimentos para confeccionar os produtos”. Aprimoradas, suas primeiras peças – que antes ficavam apenas expostas – ganharam novas fibras e resinas, adquirindo resistência o suficiente para serem usadas na rua.

Foto: Nilson Domingos

Artesanais, os vestidos são desenhados manualmente por Iáskara, que utiliza uma bisnaga para aplicar a resina impermeável, derivada da bananeira, em tecidos de tule.

Levando em média três meses para ficar pronto, os vestidos são vendidos a partir de três mil reais.

Para mais informações clique aqui.