Miss Grã-Bretanha perde a coroa por causa de cena de sexo

Após a gafe do último Miss Universo, em que o apresentador anunciou que a Miss Colômbia era a ganhadora quando, na verdade, era a Miss Filipinas, outra mulher acaba de perder a sua coroa. Zara Holland, eleita Miss Grã-Bretanha no final do ano passado, teve seu posto oficialmente anulado após ela aparecer em uma cena de sexo de um programa da televisão britânica.

Zara é uma das competidoras do reality show Love Island, em que jovens passam algumas semanas vivendo juntos em uma ilha paradisíaca. Ela virou notícia recentemente após um dos episódios mostrar uma cena em que ela faz sexo com outro participante, Alex Bowen. Então, na última quinta-feira (16), os executivos do Miss Grã-Bretanha divulgaram uma declaração oficial com a decisão de tirar a coroa da jovem.

“Nós entendemos totalmente que todo mundo erra, mas Zara, como uma embaixadora do Miss Grã-Bretanha, simplesmente não sustentou a responsabilidade esperada desse título”, diz a declaração. Ao site Daily Mail, os executivos explicaram: “Nós demos nossa permissão para que Zara, como nossa ganhadora atual, [participasse do reality show] com a estipulação de que ela não fizesse sexo na TV. Zara concordou com isso totalmente, e foi contra nossos desejos sabendo disso”. Além disso, eles disseram que como o cargo de Miss Grã-Bretanha envolve trabalhos com caridade, crianças e jovens, o comportamento da jovem não condisse com a ética da marca, e afirmaram: “nós achamos importante explicar que não temos problema nenhum com sexo e com o fato de nossas competidoras e ganhadoras serem sexualmente ativas e explorarem sua sexualidade”.

A decisão gerou uma onda de protestos nas redes sociais. Muitas pessoas consideraram que se tratou de uma postura antiquada e sexista: “isso é tão misógino – o que há de vergonhoso em se fazer sexo?”, disse um dos usuários do Twitter, enquanto outro comentou: “A Miss Grã-Bretanha perder seu título por fazer sexo… Que besteira. Estamos vivendo nos tempos medievais?”.