Oficina ensina a criar mandalas próprias para uso terapêutico

Por: Catraca Livre

por Tatiane Ribeiro

“A palavra ‘mandala’ vem do sânscrito, idioma clássico da Índia, e quer dizer círculo mágico”, explica o designer gráfico, Caio Felix. Depois de largar seu trabalho como publicitário em São Paulo e morar em um templo em Minas Gerais, Felix começou a trabalhar com mandalas durante sua viagem pelo Brasil e sentiu que esse era um jeito diferente de ajudar as pessoas.


“Quando criadas desde o zero, a estrutura, o desenho e a pintura compõem o retrato da psique da pessoa, como raio-X de seu estado emocional e de como se sente diante da vida naquele momento”, explica. “Sendo assim as mandalas são ótimas ferramentas de auto-reflexão para ordenar a mente, aliviar stress, equilibrar emoções, reunir energias dispersas, desenvolver concentração e criatividade.” 


O artista, que aprendeu os cálculos da simetria das mandalas ainda criança, lançou uma oficina de criação em São Paulo. Marcado para o dia 13 de setembro, o evento terá dinâmicas de grupo e trabalhos de concentração para a construção dos círculos de forma lúdica e reflexiva. “O objetivo é possibilitar as pessoas o uso terapêutico dessa técnica, que já foi estudado por Carl Gustav Jung, e que não tem restrições e assim pode ser aproveitada por todos.”


Segundo Felix, as mandalas estão em tudo, desde as coisas mais simples até as mais complexas. “Na nossa infância, brincamos com gira-giras, peões, rodas gigantes, carrosséis, pula cordas, cirandas e tudo isso acontecia em torno de um eixo central.”

“Quando crescemos nos deparamos com o tempo e o espaço, representados pelo relógio e bússola, ambos circulares e com centros. Na ciência temos as moléculas, prótons, elétrons, nêutrons, camadas de valência, células, etc, sempre representados por círculos. Assim como no espaço há os planetas e galáxias representados com a mesma forma.”

Data: 13 de setembro de 2014
Horário: 13 às 18h
Valor: R$ 87 (incluso material básico e lanche vegetariano.
Inscrição por e-mail: ca.iolix@hotmail.com 
Vagas limitadas