Todo mundo ama bonsais. O que muita gente não sabe é que, ao invés de comprar as mini árvores japonesas em lojas virtuais, é possível cultivá-las em casa, de forma simples, criativa e econômica.

Para tanto, basta escolher espécies de árvores adequadas para o ambiente onde você vive e cuidar delas passando por três fases: cultivo, treinamento e manutenção.

 

Bon3

Primeiro Passo - Cultivo
Existem três maneiras de se cultivar um Bonsai:
1. Comprando uma árvore de Bonsai já pronta em uma loja.
2. Comprando um pré-bonsai, um material bruto com potencial para bonsai, pronto para ser podado, aramado e modelado por você mesmo - uma ótima maneira para se conseguir resultados rápidos.
3. Cultivando - método mais barato, agradável, porém muito mais lento. Seu crescimento leva de 3-5 anos até que a árvore possa ser treinada, de forma que você pode querer fazer isto como um projeto paralelo. Para tanto você vai precisar de sementes ou estacas.

Escolha o tipo de árvore a ser cultivada sempre de acordo com o ambiente em que ela será inserida. Por exemplo, se você está interessado em manter seus bonsais em ambientes fechados você precisara escolher espécies sub tropicais que podem sobreviver dentro de casa; já se você gostaria de colocar eles fora de casa, a melhor escolha são as árvores não tropicais, desde que elas sejam protegidas tanto da luz solar intensa quanto das temperaturas de congelamento. Escolher uma espécie de árvore nativa pode ser uma opção mais segura.

Segundo Passo - Treino
O treino é parte mais criativa e mais difícil do cultivo de Bonsai. Com a sua árvore já cultivada, é nesta etapa que ela começa a ser modelada e estilizada e, para isso, alguns princípios, como poda e aramação, podem ser aplicados com bastante facilidade

principais-tecnicas-de-cultivo-e-cuidados-com-bonsai-1

Poda - Responsável por manter as árvores miniaturizadas, bem como para dar forma a elas. Para tanto você precisará de um bom alicate de corte côncavo para quando for podar galhos grossos: as feridas em forma de cavidade que estes cortadores deixam cicatrizam muito melhor do que os cortadores normais.

Embora não seja possível dizer especificamente quais galhos devem ser podados, algumas dicas podem ajudar a ter uma melhor noção:
- Retire os galhos com voltas e retorcidos não naturais.
- Retire os galhos desproporcionalmente grossos do topo da árvore.

A primavera e o verão são as estações do ano para se realizar a poda drástica, embora isso vá depender do tipo de árvore que você tem.

Aramação - Para moldar os galhos você pode contar com a ajuda de alumínio anodizado ou cobre recozido. A aramação pode ser aplicada durante todo o ano, mas certifique-se de remover o arame antes de começar a marcar os galhos que ficam mais grossos.

Terceiro Passo - Manutenção
A frequência com os Bonsais são regados depende e uma série de fatores, incluindo as espécies de árvore, o tamanho do vaso e o clima. O excesso de rega pode resultar no apodrecimento da raiz, uma das causas mais comuns de morte.
Para que a árvore não resseque facilmente é preciso utilizar solo correto e transplantá-la regularmente (em média a cada dois anos, para garantir que as árvores não pulem do vaso, o que torna difícil absorver e armazenar água).

390Delonix_regia_Bonsai

Além da rega e do transplante, a adubação também é crucial para o desenvolvimento do seu bonsai. Assim, uma vez que eles são colocadas em vasos pequenos, com pouco espaço e nutrientes disponíveis, adubar regularmente na estação de crescimento da árvore é fundamental para mantê-la saudável. É importante, também, sempre ficar atento com o tipo de árvore e o tipo de ambiente, como mencionado no começo do texto.

Caso tenha restado alguma dúvida, confira o vídeo:

 

Com informações bomsaiempire