Trans brasileira se torna garota-propaganda de marca de cosméticos

Maria Clara Araújo é um mulherão: alta, negra, corpo em forma, rosto bonito e é a mais nova garota-propaganda da marca brasileira Lola Cosmetics. Uma mulher com estes atributos físicos ser o rosto de uma marca de cosméticos não chega a ser uma novidade, mas Maria Clara é transexual, e, portanto, sua escolha para garota-propaganda é preciso ser celebrada por no mínimo dois motivos.

O primeiro deles é porque, segundo um relatório da ONG internacional Transgender Europe, o Brasil é o país onde mais ocorrem assassinatos de travestis e transexuais em todo o mundo e isso precisa mudar. Quando Maria vira o rosto de uma marca de maquiagem, ela não apenas combate a transfobia e convida as pessoas a olharam as pessoas trans como qualquer outra no mundo, mas também luta contra uma realidade que comumente só aborda a questão relacionada a prostituição e a ridicularização.

Outro ponto importante: Com apenas 19 anos, Maria Clara é uma ferrenha militante pelos direitos dos transexuais e pela liberdade de gênero no país. A pernambucana que é estudante de pedagogia, se tornou uma importante voz “afrotransfeminista” e um verdadeiro símbolo de empoderamento. Tê-la como a garota-propaganda de uma marca de cosméticos, mostra a pluralidade do mundo e dá chance para que outras meninas trans percebam que têm o direito de ser o que bem entenderem.

Lola Cosmetics acertou a mão ao ser a primeira marca brasileira a convidar uma pessoa trans para suas campanhas. No mundo, apenas a respeitada e conhecida Make Up Forever já fez algo similar, quando em abril deste ano anunciou a bosnia Andreja Pejic como sua mais nova garota-propaganda.

“A Lola sempre buscou criar produtos para todos os públicos e segue acreditando na pluralidade em suas campanhas. Independentemente da cor da pele ou da orientação sexual e identidade de gênero, a marca acredita em pessoas reais e deseja que todos sejam felizes a partir de suas escolhas. Por isso, o convite para a Maria Clara Araújo, uma jovem empoderada, ser garota propaganda da nova marca oH!Maria by Lola Cosmetics”, afirmou a marca em nota.