Tatuagem ultravioleta pode apresentar riscos à saúde

O perigo de tatuagens assim é o fósforo, que pode fazer mal à saúde

Talvez você tenha chegado a ver aquela tatuagem inspirada no Mapa do Maroto, de Harry Potter, que brilha no escuro. A imagem viralizou na internet e inspirou muitos fãs da saga de J.K. Rowling a quererem uma igual – e também fizeram muitas pessoas quererem seus próprios desenhos com tinta UV. O problema é que esse tipo de tatuagem pode não ser totalmente seguro.

“Muitas tintas que brilham no escuro contêm fósforo, um elemento perigoso que pode ser incrivelmente tóxico para os humanos, dependendo de onde ele é derivado”, explica o cirurgião dermatológico Joel Schlessinger ao site Mic. Ele também avisa: “há riscos envolvidos em qualquer tatuagem, independentemente da tinta ou do método usados”.

Segundo a FDA, órgão americano responsável pelo controle de equipamentos médicos, cosméticos, medicamentos, materiais biológicos e mais outros produtos, alguns dos riscos que tatuagens podem apresentar à saúde são de infecções, alergias e cicatrizes. No entanto, os pesquisadores desse e de outros órgãos ao redor do mundo ainda realizam pesquisas para estudar esses problemas mais a fundo. Em todo caso, se quiser evitar problemas, melhor ficar com a tinta preta. E sempre procure um estúdio confiável, é claro.