Quebrando barreiras: Modelo com doença genética rara conquista espaço no mundo da moda

Se você acha que o único padrão de beleza exigido pelo mundo da moda é relacionado ao peso, está na hora de rever os seus conceitos. Se ser magra fosse o único pré-requisito do universo fashion, modelos (a maioria delas!) não se aposentariam pouco depois de completarem 30 anos e as capas de revista não continuariam a usar editores de imagem para vender uma imagem de perfeição extrema.

No entanto, vez ou outra aparecem pessoas que não apenas transgridem todas estas imposições – não envelheça, não engorde, não seja imperfeita – como ainda nos fazem repensar o significado da beleza. Uma delas é Melanie Gaydos, de 27 anos, uma modelo americana que nasceu com uma mutação genética rara chamada displasia ectodérmica, que afeta seu cabelo, dentes, pele e unhas.

Com uma aparência bastante incomum, Melanie enfrenta muitos desafios fazendo parte de um mercado bem difícil para quem não se parece com a Barbie. Em uma entrevista ao jornal “The Daily Beast”, ela contou que sofreu preconceito durante a infância e adolescência e que ainda hoje é comum as pessoas sentirem medo dela por acharem que ela possui problemas mentais.

Sua carreira começou através do site Craiglist, onde passou a ter contato com diversos profissionais e fotógrafos de moda que procuravam modelos diferentes. “Acabei conhecendo e começando muitos trabalhos de moda por causa do Craiglist, pois há muitos fotógrafos à procura de modelos que tenham uma aparência fora do padrão. Comecei a trabalhar como modelo para aprender mais sobre mim mesma, mas nunca pensei que chegaria onde estou agora”, disse Melanie.

Depois disso, a moça foi convidada para fotografar em Los Angeles, Berlim e Madri, além de ter participado de um clipe da banda alemã Rammstein e fazer parte do time de modelos dos principais desfiles do mundo.

Confira fotos da modelo: