Faça você mesmo: mini jardim suspenso com plantas Suculentas

Por: Biah Percinoto

Suculentas são plantas perfeitas para quem procura colocar um pouquinho de verde dentro de casa e no escritório, mas não tem muito tempo para cuidar.

De fácil manutenção, elas não necessitam de água com muita frequência e podem ser cultivadas em mini-terrários – jardins versáteis que podem ser suspensos, se adequando aos espaços mais pequeninos e inusitados.

Outro ponto positivo desta categoria é que, assim como os cactus seu crescimento é lento e super propício para microjardins.

Fazendo uso desta plantinha, o Blog do Elo7 ensinou a fazer um lindo mini jardim suspenso, totalmente verticalizado, aprenda e faça você mesmo!

E lembre-se: As Suculentas não necessitam de muita água, sua rega deve ser feita somente uma vez por semana e uma tampinha de garrafa Pet com água é o suficiente para regar plantinha.

Materiais

– 1 vasinho de mini-suculenta (ou suculenta baby) – você encontra facilmente em hipermercados ou em grandes centros de entrepostos (aqui em São Paulo você consegue encontrar esses vasinhos por R$1,00 ou menos no Ceagesp!).
– 1 vidro de geleia ou conserva, sem o rótulo.
– Pedrisco – facilmente encontrado em pet centers ou lojas com materiais para aquários.
– 1 colher.
– Terra (se for necessário para completar o terrário).
– Tesoura.
– Fio de algodão encerado (ou de outro material resistente).

Passo a passo

Primeiro passo: escolha um pote de vidro pequeno, removendo, em seguida, seu rótulo. Você pode deixa-lo de molho em água fervente por alguns minutos, isso deixará o seu terrário isento de qualquer bactéria.

Segundo passo: acrescente aproximadamente 2cm de pedrisco da cor de sua preferência dentro do vidro. Ele ajudará a drenar a água da rega.

Terceiro passo: com muito cuidado, remova a suculenta do vasinho que a acomoda.

Quarto passo: coloque a planta junto do torrão (terra+raiz) dentro do vidro.

Quinto passo: caso seja necessário, complete espaços que sobrarem com terra. Lembre-se de ficar atento para não sufocar a planta com terra em demasia.

Sexto passo: acrescente um pouco mais de pedrisco. Isso ajudará a segurar a umidade da terra por mais tempo.

Feito isso, basta suspender o seu jardim. Aqui mostramos alguns exemplos de suspensão, mas vale usar toda criatividade: