Presidente da Levi’s não lava jeans há um ano para evitar desperdício de água

Por: Catraca Livre

Chip Bergh, CEO da Levi’s, chocou o público ao dizer que o seu par de jeans favorito, que ele usa há mais de um ano, “ainda não tinha visto uma máquina de lavar”.

Sua receita: passar apenas um pano úmido.

Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele afirmou: “Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los”.

O motivo para não lavar a peça de roupa – ou pelo menos, de reduzir a frequência de lavagem, tem lá as suas vantagens. Além de conservar o tecido da calça, ajuda a reduzir um dos grandes problemas do planeta – o desperdício da água.

Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida das calças jeans da Levis, a empresa descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação da peça, enquanto a outra metade ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar.

Por se tratar de uma das maiores empresas de jeans do mundo, a declaração de Bergh tem os seus fundamentos.

Com a coleção “Water Less” (Menos água, em português), criada como uma das várias soluções para diminuir o impacto ambiental na produção das roupas, a empresa conseguiu reduzir 28%, em média, o consumo de água na fabricação do jeans tradicional. Em novos produtos, a economia chega a 96%.

Via