Faça você mesmo um tapete de pompons de lã para o inverno

 

O tapete de pompons de lã é macio, fofinho e quentinho, ideal para decorar aquele cantinho especial da casa com uma peça artesanal, feita por você mesmo.

Além de ser  perfeito para decorar o ambiente, o tapete também tem a funcionalidade de deixá-lo mais aquecido, confortável e elegante. Inclusive para quem mora em uma residência de piso frio ou adora andar descalço.

Você pode fazer um tapete colorido ou monocromático. Segundo Eliane Palmieri, coordenadora de criação e cursos da Paramount Têxteis, de São Paulo, para fazê-lo basta ter alguma habilidade para trabalhos manuais e um tempo livre disponível. Isto porque, para preencher a tela de 95cm de diâmetro, foram necessários 564 pompons e cada um leva cerca de 2 minutos para ficar pronto. Mas o resultado compensa no final: um belo tapete exclusivo para sua casa.

Confira os materiais necessários e como fazer passo a passo:

Materiais

– Tela para tapeçaria (peça de 1 m x 1,40)
– 60 novelos de lã, sendo 5  de cada cor
– Pompom fácil
– Agulha para crochê nº 3,5
– Tesoura
– Resina antiderrapante para tapetes

Como fazer os pompons

1)      O Pompom Fácil é feito de  plástico e auxilia a fazer vários pompons de 4cm de forma mais rápida e prática que o jeito convencional (com círculos de papelão).

2)     Enrole a lã em cada uma das peças, cobrindo toda superfície até as extremidades.

3)     Encaixe a base dos pares formando assim um anel duplo.

4)     Com a tesoura corte os fios na dobra segurando no centro do Pompom Fácil para não desencaixar.

5)     Afaste apenas um pouco, um anel do outro, para abrir espaço e com um fio de lã de cerca de 20 cm, da mesma cor que está sendo feito o pompom amarre o miolo bem firme com um ou dois nós. Deixe bemas sobras do fio de lã de cada um dos lados.

6)     Retire os arcos e assim está feito o pompom.

Como montar o tapete

 1)       Com a tesoura corte na tela uma circunferência de 95 cm de diâmetro. É recomendável costurar um viés na borda para que não desfie posteriormente.

2)      No centro da tela coloque o primeiro pompom e utilize a agulha de crochê para passar o fio pelo furo da tela. Faça dois nós para prendê-lo bem.

3)      Coloque um pompom ao lado do outro com um intervalo de dois furos entre eles para não comprimi-los. Para preencher uma tela deste tamanho serão necessários 564 pompons. Ao terminar aplique resina antiderrapante na parte inferior.

Por Luciana Reis

Via Catraca Livre